Pesquisar este blog

22/03/2013

Reciclagem



EloeCia
O designer alemão Michael Wolke encontrou uma maneira alternativa e eficiente de reaproveitar o papelão. Através de tiras do material o artista criou diferentes luminárias artesanais e esculturais, chamadas Beute.
Ao dissecar parte do papelão e usá-lo de maneira adaptada Wolke deu ao material que normalmente seria descartado uma nova utilidade. Conforme publicado em seu site, o papelão ondulado foi transformado em uma “matéria-prima com características específicas”.
A criação é feita através de uma colagem de tiras de papelão ondulado, que podem ser reaproveitadas de caixas de papelão usadas para transportar mercadorias diversas. A sobreposição das tiras do papel dá forma à luminária, que acaba se parecendo com uma colméia de abelhas suspensa em qualquer sala de estar.
A forma arredondada e a cor natural do papelão dão um tom diferente à luz da lâmpada que é refletida para o ambiente. Segundo o criador, a luminária é ideal para decorar ambientes espaçosos e mesmo sendo feita de materiais reaproveitados, ela dá a esses cômodos um ar bastante contemporâneo.
Wolke possui outras criações sustentáveis que colocam em prática conceitos do Upcycle, ou seja, reaproveitamento de outros materiais, dando a eles uma nova utilidade. Algumas criações tiveram como matéria-prima cintos automotivos, outros resíduos plásticos e até mesmo carrinhos de compras foram transformados em roupeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO.COMENTE