Pesquisar este blog

12/03/2013

BONSAI

           Adoro plantas ,plantas e plantas... e ganhei um bonsai ,
         estou cuidando dele e fui pesquisar a respeito,resolvi postar
                  este artigo que achei simples e interessante.


“Veja as técnicas para você plantar a sua própria árvores em miniatura”.
Bonsai é o cultivo de árvores em bandejas. Essa é a tradução literal do termo para o português. Bonsai se trata de uma arte e ao mesmo tempo uma técnica terapêutica, já que exige muita paciência e dedicação. Esta técnica foi criada pelos chineses e depois difundida pelos japoneses para o mundo inteiro.




Como plantar um bonsai

Para quem quer trabalhar ou aprender essa técnica, deve saber que a dedicação a uma mesma planta leva anos e anos. Um bonsai dá fruto como uma árvore qualquer e o tamanho do fruto, ao contrário do que muitos imaginam, é igual ao de uma árvore comum e qualquer árvore pode ser transformada em um bonsai.
Método de cultivo
Quando você tem um bonsai, durante a vida inteira desta árvore, você irá ter que constantemente fazer a poda da raiz e a poda da copa. É isso que vai dar o formato da árvore em miniatura. Portanto, não esqueça de podar sempre.
O tamanho do bonsai pode variar e nem sempre ele será pequeno. Na verdade, o que caracteriza um bonsai é o seu tamanho em miniatura, mas mesmo assim ele varia. O que vai definir o tamanho de seu bonsai é o vaso. Portanto, para bonsai menores, vasos menores.
O local onde você vai deixar seu bonsai também irá influenciar no seu tamanho, principalmente se forem cultivados ao ar livre.



Plantando seu bonsai
Como iniciante na plantação de bonsai, procure nas lojas especializadas pelas misturas prontas para bonsai. Isso irá facilitar sua vida, evitando preocupações sobre o manejo da terra e fertilização.
Dentro do vaso, coloque arames, eles é que irão dar sustentação ao seu bonsai. Depois preencha com pedras no fundo dele.




Como plantar um bonsai


Pegue seu bonsai e fixe o tronco no arame que você tinha coloca e então espalhe por todo o vaso as raízes da árvore.

Agora com uma tesoura você vai moldar o bonsai, cortando no exato comprimento que você deseja que ele tenha.


Como plantar um bonsai




Por cima de tudo isso, você irá colocar a mistura pronta que você já havia comprado e deixe que a natureza trabalhe.

Cultivando seu bonsai

Agora é hora da manutenção. Você precisa regar sempre, pois o solo deverá estar permanentemente úmido, porém, se você perceber que ele já está úmido, nunca regue.

Durante a primavera, fertilize a cada 3 semanas.

No inverno, nunca fertilize, pois é a época de descanso da árvore.

Os vasos precisam ser trocados a cada dois anos.

Tenha atenção especial para as pragas e utilize produtos próprios para o seu controle Tenha atenção especial para as pragas e utilize produtos próprios para o seu controle.



elo

Um comentário:

  1. São lindos os bonsai, acho maravilhoso uma árvore em miniatura dando frutos e flores.
    Parabens pelo post.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADO.COMENTE